Cursos de espanhol

Línguasnet

Curso em vídeo Lingus
Dezenas de vídeos, do nível principiante ao avançado. Especialmente indicados para treinar a escuta e a compreensão. Episódios possuem legendas em espanhol.

Os sites abaixo são mais indicados se você possui um computador, embora atualmente alguns deles possuam aplicativos para dispositivos móveis. Pode clicar aqui para procurar apps criados especialmente para smartphones.

LingoHut
Vocabulário com jogos e exercícios de tradução, incluindo jogo da memória e de audição.

Espanhol Grátis
Opção gratuita para começar do zero com boa variedade de lições.

Mansión Spanish
Algumas lições básicas de espanhol.

Cervantes
Dezenas e dezenas de atividades de espanhol elaboradas pelo Centro Virtual Cervantes. As lições interativas vão do nível elementar ao intermediário-avançado e contam com fichas para os professores. Interface em espanhol.

Rutas de la Lengua Española
Curso/jogo, vendido atualmente por cerca de R$ 120 (€ 39), dirige-se a qualquer pessoa interessada em aprender espanhol - independente de seu grau de conhecimento inicial no idioma, uma vez que são contemplados todos os níveis de aprendizagem (do A1 até o C2). O projeto é apoiado por um game multi-jogador (MMOG), com suporte multimídia em 3D, cujo roteiro está baseado nas cinco rotas do Caminho de Santiago. Interface disponível em vários idiomas, incluindo português.

Linguasnet
Lições interativas gratuitas com diálogos, exercícios e jogos de fixação. Interface em espanhol.

Internet Polyglot
Site oferece ferramentas e jogos gratuitos de memorização e grafia, de palavras e sentenças. O modo "Tutorial Slide Show" apresenta uma sequência de imagens dentro de um determinado tema (como "animais", "roupa", "política" e "saúde") com o respectivo áudio da pronúncia. Os jogos de "Adivinhação" e "Correlação" solicitam que o aluno escolha as traduções corretas dos termos aprendidos. Já no "Jogo de Digitação" ("Typing Game"), um pouco mais difícil, o estudante deve digitar a tradução respeitando os sinais ortográficos. Interface parcialmente em português.

BBC
Provavelmente o site com a mais bem elaborada e completa gama de recursos online de espanhol. Criado por um dos mais importantes veículos de comunicação do mundo, a British Broadcasting Corporation, uma emissora pública do Reino Unido, possui excelentíssimas ferramentas de aprendizagem, para iniciantes, falantes avançados, e mesmo professores que desejam aprimorar-se (ainda que com a ressalva de que o conteúdo disponível não vem sendo atualizado) no idioma e cultura hispânica. Interface: para o completo conforto e aproveitamento dos recursos é necessário ser proficiente no idioma inglês.

Babbel
A ideia deste site é "aprenda divertindo-se". Segundo os criadores, o seu princípio não se baseia em "esforço e disciplina", mas em "pequenas lições, interatividade e diversão". Com as ferramentas do Babbel (acessíveis também através de dispositivos móveis com Android, iPhone e iPad) é possível aprender vocabulário, pronúncia e interagir com outros estudantes. Interface em português.

Busuu
Oferece material interativo sobre temas de espanhol, exercícios, testes, além de permitir a comunicação com nativos do idioma através da ferramenta de vídeo-chat. Alguns recursos estão disponíveis apenas para usuários pagos ("premium"). Interface em português.

Destinos
Adquira habilidades no espanhol assistindo a uma novela em 52 episódios de aproximadamente 30 minutos cada. A dramaturgia "imerge os estudantes em uma história misteriosa e divertida enquanto apresenta situações do dia-a-dia com falantes nativos. Também introduz culturas, sotaques e dialetos do México, Espanha, Argentina e Porto Rico, ajudando os estudantes a compreender uma gama de aspectos do idioma e conhecer várias culturas hispânicas. As séries também são adequadas para o desenvolvimento profissional de professores." Legendas disponíveis apenas em inglês.

SharedTalk
Dos criadores do RosettaStone (um dos melhores cursos de espanhol em CD), site permite praticar o idioma com outros estudantes através de e-mail e salas de bate-papo de texto ou voz. Interface em português.

Audiria
Um sistema baseado na escuta, que permite aprender espanhol com "audiotextos" (podcasts) gratuitos. O estudante pode escolher os recursos de áudio ou vídeo dentre diversas categorias, incluindo "iniciantes", "livros", "canções", "gramática", "TV" e "filmes". Interfaces em espanhol e inglês.

Verbling
"Instantaneamente pratique conversação em espanhol com falantes nativos ao redor do mundo". Site permite conversações via vídeo através de uma webcam. Interface em inglês.

Lingq
A maioria dos recursos deste site são pagos, mas é possível experimentar algumas ferramentas gratuitamente. Interface em português.

italki
Site tanto para professores de espanhol como para estudantes do idioma. Permite praticar com outros usuários ou aprender com os professores cadastrados (neste caso, mediante pagamento).

Livemocha
"Arte": "Acreditamos que a língua não é apenas um assunto acadêmico, mas também a execução de uma arte – algo que deve ser praticado ativamente, pra que se obtenha seu domínio." Site possui interface em português, mas com alguns erros grotescos de tradução. Por exemplo, a frase "explicar el lenguaje hasta el cansancio", na versão em português aparece como "falar sobre um anúncio sobre náusea no idioma". Provavelmente o curso é mais adequado para os estudantes com um bom nível de inglês. Note que no dia 2/abril/2013, o CEO (diretor executivo) do Livemocha anunciou que irá unir forças com Rosetta Stone (Ver SharedTalk, acima), e prometeu incorporar "ferramentas mais poderosas".

Ver também: Ferramentas e aplicativos Android para aprender espanhol | 7 consejos para elegir un buen curso de formación onlineOs erros mais frequentes do brasileiro ao falar espanhol | Jogos educativosVideoaulas | Testes e exercícios | Normas de cortesía | Mis primeras lecciones de español | Español para ExtranjerosEspañol con Carlitos | Juntos Aprendemos en Español | Livros

👨‍🎓 👩‍🎓 Telegram | Facebook | 📺 Youtube

Compartir