Admirável mundo novo digital

"O homem cria as ferramentas e, subsequentemente, as ferramentas recriam o homem".

Professor, quantas vezes você já se perguntou acerca da melhor maneira de ensinar o mesmo conteúdo para uma classe? Quantas vezes você usou a tecnologia para envolver os alunos e melhorar sua aprendizagem? Estas são algumas perguntas recorrentes que regurgitamos cada vez que nossas habilidades didáticas são postas à prova.

É incrível como a tecnologia mudou o mundo, dando lugar a novas formas de educação que nunca pensamos. Nossos alunos são digitalmente mais focados do que jamais foram. Eles passam mais tempo interagindo com seus dispositivos móveis do que com seus pais ou parentes próximos. Mas há que se reconhecer, este boom digital tem impactos positivos e negativos nos estudantes. Falta de concentração, distrações, sobrecarga de estímulos visuais, falta de socialização com o "mundo real", questões de privacidade, depressão, e muito mais, são o resultado direto da crescente exposição à tecnologia. Estudos têm demonstrado que a multitarefa reduz o poder de concentração à metade. Nós não deveríamos, entretanto, olhar apenas o copo vazio; a parte cheia é bem maior.

Existem na verdade várias vantagens quanto ao uso da tecnologia na educação e tentar enumerá-las todas aqui está muito além do âmbito deste post curto. De um modo geral, ninguém discute o fato de que as vantagens da tecnologia na educação (e em nossa vida em geral) superam suas desvantagens. É graças à tecnologia que você está lendo este post e provavelmente vai compartilhá-lo com seus colegas.

Não há a menor dúvida de que os estudantes que ensinamos hoje são completamente diferentes daqueles do século passado. Nós, definitivamente, como professores, necessitamos nos equipar com novas habilidades, para assim convivermos melhor com a mudança. Dentre todos os desafios que temos na educação, entretanto, nenhum é tão assustador como o de capturar o foco dos estudantes e mantê-los engajados no processo de aprendizagem.

O texto acima é uma tradução livre de trechos do post The 33 Digital Skills Every 21st Century Teacher should Have

Confira a lista de competências digitais aqui (em espanhol), e uma boa e abrangente seleção de recursos e ferramentas que podem auxiliar na aquisição das mesmas, aqui (no post original, em inglês).

Veja também: Plataformas online para criação de WebQuests, Web Quizes e Caça ao Tesouro | Dicas de professor para professor | Desafios da sala de aula

O que podem fazer os professores que querem recuperar a atenção de seus alunos?
Para Larry Rosen, professor da Universidade Estadual da Califórnia e pesquisador da chamada "psicologia da tecnologia", a capacidade média de concentração dos participantes de suas pesquisas é de apenas 3 a 5 minutos. Depois disso, eles se distraem, sem conseguir terminar seus estudos ou trabalhos. Concentração perdida com uso de tecnologia 'pode ser recuperada'

Distração
"O que estamos rotulando de 'distração', alguns veem como o fracasso dos adultos em entender como as crianças processam a informação. O rótulo de distração é um julgamento desta geração." Confira.

Interatividade
"A interatividade ininterrupta é uma das mudanças mais significativas de sempre no ambiente humano." Leia aqui e aqui.


Compartilhe