Revisores ortográficos e gramaticais



Se busca revisores online, independentes de navegadores ou instalações, pode utilizar estes:
C3: Interface conveniente, assíncrona (corrige enquanto se digita); basta clicar com o botão direito do mouse sobre as palavras sublinhadas em vermelho para selecionar as sugestões de correção. Se estiver utilizando simultaneamente a verificação do Firefox ou Chrome - veja mais abaixo sobre elas - poderá se confundir com os termos sublinhados; verifique se selecionou o idioma corretamente ou desative temporariamente a verificação do browser.
Stilus: Possui interface talvez algo menos prática que a do C3, mas com algumas características exclusivas. 
Exemplo: Analisando a revisão da frase "Quero irme a Brasil e huir junto a ti" (trecho da música Quiero irme a Brasil, onde deliberadamente se adicionaram alguns erros), o Stilus corretamente sugeriu a substituição do "e" por "y" ("y huir"), mas falhou surpreendentemente ao não indicar o problema com o "Quero" (provavelmente por que a palavra "quero", uma vaso cerimonial inca, também existe em espanhol). Já o C3 detectou e sugeriu "Quiero" entre as possíveis substituições, mas ignorou o "e". O Stilus utiliza algoritmos mais complexos de verificação (não somente a checagem de dicionário) e é capaz de sugerir que "vámonos" é a substituição mais adequada para "bámonos" e fazer algumas verificações gramaticais e de estilo, além das ortográficas. 
Mais um exemplo? Para o C3 - e outros revisores que verificam apenas a escrita correta das palavras -, a frase "Nueve personas salió de fiestas" não tem problema nenhum; mas a incorreção de concordância / conjugação é detectada pelo Stilus, que sugere "Nueve personas salieron de fiestas" ou "Nueve personas salimos de fiestas"

Se usa o Google Chrome, pode utilizar o corretor nativo para fazer verificações em quaisquer campos de entrada de texto. Saiba como configurar para espanhol, português e outros idiomas que desejar.

No Firefox, pode contar com alguns complementos, como o Dicionário en español para Venezuela (que na verdade não é de interesse somente do público venezuelano, pois conta com o catálogo de termos da Real Academia Española e outras bases de palavras específicas - de especialidades médicas, por exemplo -, além do corretor ortográfico). 
Em espanhol, há ainda as opções de dicionário argentino, mexicano e espanhol da Espanha. A lista completa de dicionários (português, catalão, galego, russo, francês, alemão, etc), você encontra aqui.

Após a instalação do complemento desejado (links acima), para que tudo funcione corretamente, verifique as seguintes configurações, lembrando que as imagens e opções mostradas podem variar de acordo com a versão de seu navegador.
1) Clique no menu do Firefox ( ) e selecione Opções. Clique na aba Avançado e certifique-se de que a caixa Verificar ortografia ao digitar esteja marcada:

 
Em seguida, em algum campo de edição / entrada de texto, clique com o botão direito e certifique-se de que a opção Verificar ortografia está selecionada e que a opção de dicionário desejada está ativa:
Firefox - Dicionários
Durante a utilização do revisor, clique com o botão direito nas palavras sublinhadas em vermelho (como no caso da palavra "tall", na imagem acima), para ver as sugestões de correção.
Compartilhe